Produtividade: Como otimizar tarefas?

produtividade-como-otimizar-tarefas

“Alice chega a uma bifurcação da estrada e pergunta ao Gato qual caminho deve seguir. O Gato pergunta de volta: “Para onde você está indo?”: Ela responde que não sabe. Então, ele diz: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.” Alice no País das Maravilhas

O ano de 2020, sem dúvidas, tem sido um grande paradoxo para a humanidade: ao mesmo tempo que deixamos o piloto automático de lado e desenvolvemos novas habilidades, nós estamos enfrentamos grandes desafios em múltiplas esferas. Desafios estes, apresentados em duas possibilidades: pessoais ou profissionais, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Nossos caminhos pessoais e profissionais tornaram-se apenas um: a mesma mesa em que fazemos as refeições, tornou-se para muitos, seu home-office. Assim, aprender a lidar e gerenciar a nova realidade nos causa desconforto e frustrações no mesmo instante que abre possibilidades criativas, esperançosas e resilientes. 

Permita, portanto, que a dor da pandemia leve junto ideais educativos que não nos cabem mais. E nos dê coragem para lutar por uma nova educação.

Para saber mais sobre a Nova Educação, baixe nosso Livro Digital O Papel do Professor da Nova Educação

Vamos nos aprofundar um pouco mais sobre a produtividade e entender como otimizar tarefas?

Conheça os mitos e verdades sobre produtividade para otimizar suas tarefas:

  • Ocupar-se não é produzir. Fazendo uma breve analogia, ocupar-se se assemelha com o ditado popular sobre enxugar gelo. Ou seja, você está fazendo algo, despendendo tempo e energia, porém seu resultado não chegará em lugar algum, o que é diferente de produzir. Produzir é fazer o necessário, quando necessário, visando sempre seu objetivo final.
  • Tarefas e desafios sempre existirão. Compreender este fato pode lhe trazer algum conforto. É preciso ter ciência que dias em que poderá afirmar: “nossa, eu concluí todas as tarefas do meu dia” serão raros. É necessário, portanto, adequar sua agenda às expectativas do dia, mas sempre estaremos sujeitos aos imprevistos.
  • Não trate a exceção como regra. Tenha flexibilidade suficiente para lidar com imprevistos, mas não deixe que eles se tornem regras.

Sob o mesmo ponto de vista, é possível incluir pequenas mudanças para otimizar seu trabalho e torná-lo mais produtivo, abrindo espaço para seu tempo livre. Separei algumas dicas para que possa adaptar em sua realidade:

  • Trabalhe com agenda: Seja ela física ou em seu celular, o mais importante é que a utilize. Distribua todas suas tarefas em um só lugar. Dessa forma, fica mais fácil visualizar compromissos e entregas. Lembre-se: Se você não tem agenda, viverá em função da agenda do outro.
  •  Defina prioridades: Comece suas tarefas por aquilo que é essencial ou a entrega está próxima. Nada adianta gastar energia com um projeto que será desenvolvido no próximo bimestre, sendo que a correção das provas deve ser feita na próxima semana, certo?
  • Defina horários: Calcule o tempo de início e fim de suas tarefas, bem como os materiais que serão necessários. Assim, você evita distrações, otimizando seu tempo.

Professor, agora é com você! Vamos aplicar?

Conheça a autora

Mariana Tombolato é Pedagoga pela UNESP/FCLAr e especialista em Gestão Organizacional e de Pessoas pela UFSCar. Já atuou como professora, coordenadora e diretora pedagógica em instituições públicas e particulares do interior de São Paulo. Encontre Mariana no Instagram e site.

Compartilhe essa publicação.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Inscreva-se na Lista VIP de Amigos da Educação

Mantenha-se atualizado sobre as inovações na Educação e ainda receba conteúdos exclusivos!

Continue sua leitura

produtividade-como-otimizar-tarefas
Educadores

Produtividade: Como otimizar tarefas?

O contexto da pandemia do coronavírus trouxe uma necessidade de entender como aumentar a produtividade e otimizar tarefas em casa, em perídodo de isolamento