A educação que temos hoje ainda é fruto de um modelo bicentenário de ensino que era baseado nas demandas da Revolução Industrial, com carteiras enfileiradas, um quadro na frente, professor discursando e o aluno sentado, recebendo a informação de forma passiva.
Sem interação entre aluno e professor, a transmissão da informação era baseada na memorização e repetição dos conteúdos abordados, gerando um ambiente escolar padronizado, monótono e pouco interessante.
Esse modelo de ensino não tem mais efetividade nos dia de hoje e isso tem feito muitas escolas buscarem novas formas de aprendizagem com o intuito de desenvolver e preparar os seus alunos para os desafios do mundo atual, através principalmente do desenvolvimento de habilidades e competências.
O contexto atual, no qual tudo muda muito rápido, o futuro é incerto e nos exige rapidez para solucionar problemas complexos, fazendo parte do mundo VUCA, que é composto por 4 características:
- Volatility – Volatilidade;
- Uncertainty – Incerteza;
- Complexity – Complexidade;
- Ambiguity – Ambiguidade.
Esse termo surgiu no exército dos EUA na década de 1990 e era usado para descrever o cenário de incerteza e complexidade da época. Ele tem se tornado cada vez mais comum e visível nos dias atuais.
Hoje em dia, além de ensinar as disciplinas tradicionais, a escola deve preparar o aluno para que ele saiba conduzir as suas relações pessoais, tenha responsabilidades, adaptabilidade, capacidade de resolver problemas, entre outros aspectos importantes para a vida no século XXI.
Como é o caso do mercado de trabalho, que está cada vez mais em busca de profissionais capazes de:
- Liderar;
- Serem criativos;
- Terem autonomia;
- Tomarem decisões;
- Resolverem conflitos;
Portanto, é interessante que a escola transforme o seu processo de ensino e aprendizagem, hoje composto por extensos conteúdos e focado no aluno tirar boas notas. É preciso começar a trabalhar competências e habilidades que preparem esse aluno a lidar da melhor forma com situações do seu cotidiano e na resolução de problemas reais.
Uma grande aliada na preparação dos alunos para esse mundo VUCA, é a Base Nacional Comum Curricular – BNCC – que determina as aprendizagens essenciais para a formação do aluno por meio de competências e habilidades.
Ela que vai direcionar o trabalho dos educadores dentro da sala de aula e desenvolver nos alunos competências como:
- Pensamento científico, crítico e criativo;
- Reconhecimento de emoções e sentimentos, autoconfiança, autoestima e cuidados com a saúde e desenvolvimento físico;
- Valorização da diversidade, compreensão da emoção e de outros ponto de vista, diálogo e mediação de conflitos;
- Ponderação de consequências sobre as próprias ações, processo de tomada de decisões, postura ética, participação social e liderança;
- Argumentação, capacidade de fazer inferências e defender posições;
- Controle para lidar com o estresse, a frustração e adversidades e capacidade de autoavaliação;
- Exploração de ideias, criação de processos de investigação para solucionar problemas, formulação de perguntas e interpretação de dados.
Assim, a escola deve ser o ambiente que promove a prática dessas habilidades, demonstrando ainda alinhamento com as tendências educacionais que colocam o aluno como protagonista e um agente ativo em todo o seu processo de aprendizagem. Alguns exemplos dessas tendências são: gamificação, sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos, entre outras que tem mostrado resultados de engajamento e participação dos alunos muito significativos.
Além disso, o uso de algumas soluções digitais permitem que o processo de ensino e aprendizagem aconteça de forma personalizada, ajudando o professor no direcionamento de cada aluno.
Tudo isso deve acontecer para que a escola prepare as novas gerações para viverem em uma realidade marcada por muitas mudanças e assim, desenvolver competências para que esses alunos sejam capazes de mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir da melhor forma nas diferentes circunstâncias, adaptando-se às necessidades do mundo atual e do mercado de trabalho do futuro.