Dicas para melhorar a aprendizagem dos alunos

melhorar aprendizagem dos alunos

Um miniguia para executar agora mesmo!

A atual vivência em meio a uma pandemia impactou não apenas nosso olhar como educadores, mas também nossa concepção de educação. 

Através da urgente adaptação do currículo pela equipe gestora e o trabalho docente sendo realizado através do ensino remoto emergencial, temos ainda mais clareza da importância do papel do professor e sua influência nas experiências de aprendizagem dos alunos. Portanto, devemos estar ainda mais conscientes sobre o que ensinar e como ensinar. 

Nosso papel como educadores deve mediar a aprendizagem e torná-la clara, para que ela possa ser uma importante ferramenta na orientação de decisões da equipe gestora.

Baseado em uma das minhas bibliografias favoritas e que me influenciaram como educadora, este miniguia busca auxiliar professores e gestores escolares em busca de um novo olhar para a educação de qualidade, através do olhar de John Hattie, no livro “Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem”.

O professor é um dos importantes pilares para a formação de qualidade em nossa sociedade, e junto à equipe gestora, deve assegurar que as práticas de ensino e aprendizagem sejam diárias. Para que isto ocorra, ambos devem estar sob a mesma ótica, tornando-se responsáveis pelo sucesso.

Abaixo, elenquei importantes ferramentas e concepções práticas em um miniguia para ser aplicado agora mesmo!

Miniguia com 3 passos para melhorar o desenvolvimento escolar

1. “Os alunos nunca pertencem a um professor, mas a uma escola

A primeira dica refere-se a mudança cultural de uma instituição escolar. É imprescindível que sejamos conscientes sobre a trajetória acadêmica de nossos alunos, e a importância do alinhamento da capacidade coletiva docente em alcançar sucesso, ou seja, a equipe buscar conjuntamente a aprendizagem do educando. Sim! O trabalho em conjunto leva tempo, mas é responsável pela qualidade educativa.

Gestão e equipe docente precisam estar alinhadas sobre:

  • O conteúdo curricular (envolvendo também experiências e habilidades a serem desenvolvidas – formais e informais);
  • Qual o impacto que a aprendizagem escolar trará aos alunos?
  • Quais passos serão necessários para identificar quais alunos estão ou não aprendendo? 
  • Compartilhamento de sucessos, erros e a constante paixão pelo ensino da equipe escolar. O erro é um privilégio e devemos valorizá-lo. 

2. Uso eficaz de feedback

É provável que você se questione: como trazer o feedback para a educação escolar? Nós, educadores, estamos acostumados o tempo todo a fornecer feedbacks, porém eles nem sempre fornecem resultados.

O feedback nos ajuda a ter clareza e reduzir a lacuna entre o estado atual (onde estamos hoje) e o ponto em que desejamos chegar (estado desejado).

Segundo John Hattie, para tornar o feedback efetivo é preciso estar consciente onde os professores se encontram e onde devem estar (o mesmo raciocínio é válido na relação aluno-professor). Para tanto, ao fornecer um feedback leve em consideração três perguntas:

  • Para onde quero ir? Qual tarefa a executar? Quais os meus objetivos?
  • Como estou indo para lá? Quais processos e estratégias devo ter clareza?
  • Para onde ir em seguida? Quais conhecimentos são necessários?

São questões simples, mas ricas em clareza dentro do processo educativo!

3. Liderança escolar e motivação docente

Para o professor John Hattie, uma importante razão pela qual os professores permanecem na profissão está associada ao apoio de seus líderes escolares.

Ou seja, para que um educador permaneça motivado, o gestor deve apoiá-lo fornecendo:

  • Autonomia docente;
  • Relações interpessoais;
  • Natureza dos alunos;
  • Instalações;
  • Segurança;
  • Comunicação.

Agora é sua vez!

Os professores precisam ter consciência de sua importância como protagonistas da mudança, de tornar o aluno capaz de superar desafios, e de reconhecer seu valor para a educação de sucesso! 

A motivação para criar escolas que levem a um maior impacto é a crença dos seus líderes perante a importância deste papel. Vamos juntos em busca da escola do futuro?

Você já parou para pensar qual é o papel do professor na Nova Educação? Baixe o livro digital e saiba mais.

Conheça a autora

Mariana Tombolato é Pedagoga pela UNESP/FCLAr e especialista em Gestão Organizacional e de Pessoas pela UFSCar. Já atuou como professora, coordenadora e diretora pedagógica em instituições públicas e particulares do interior de São Paulo. Encontre Mariana no Instagram.

Referência

Hattie, John. Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem. Porto Alegre, 2017.

Compartilhe essa publicação.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Inscreva-se na Lista VIP de Amigos da Educação

Mantenha-se atualizado sobre as inovações na Educação e ainda receba conteúdos exclusivos!

Continue sua leitura

empatia na docencia
Educadores

[Livro Digital] Empatia na Docência

Baixe o livro digital gratuito sobre Empatia na Docência, produzido pela Idapt, e entenda como desenvolver essa soft skill no ambiente escolar.

melhorar aprendizagem dos alunos
Educação no Brasil

Dicas para melhorar a aprendizagem dos alunos

Dúvidas sobre como melhorar a aprendizagem dos alunos? Confira ferramentas e concepções da gestão escolar que podem ajudar e coloque em prática agora mesmo.