3 Estratégias de Marketing para a Captação de Matrículas

Final de ano letivo costuma ser um momento de preocupação para as escolas, que começam a desenvolver e veicular suas campanhas de captação de matrículas. Portanto, neste artigo apresentaremos 3 estratégias de marketing úteis para veicular e garantir que a campanha de captação de matrículas da sua escola seja um sucesso. 

1- Atualize suas informações na internet

Reavalie a apresentação da escola no meio digital: atualize o site, as informações no google e nas redes sociais. Isso porque, de acordo com dados de uma pesquisa realizada pelo HubSpot em 2018, 7 em cada 10 brasileiros pesquisa um produto ou serviço na internet antes de comprá-lo. Ou seja, antes de entrar em contato com a instituição, o aluno ou responsável vai pesquisar sobre a escola na internet, ler suas avaliações e explorar as fotos e vídeos institucionais. Por isso é imprescindível que as informações eessenciais estejam claras e de fácil acesso. 

Avalie seu site: Ele está atualizado com as últimas conquistas na sua escola? Tem depoimentos de pais e alunos que gostam da instituição? Apresenta os valores e missão da escola? Fala sobre o método de ensino aplicado? Tem informações de contato corretas e fáceis de encontrar? 

Todas essas informações são básicas e precisam estar logo na primeira página da escola, preferencialmente. Facilite a pesquisa para seu responsável ou aluno: assim ele procura contato com a escola de forma mais rápida. 

2- Defina os meios da campanha de captação de matrículas

Pensando numa campanha de captação de matrículas digital, é válido explorar as mais diversas ferramentas e estratégias de marketing que auxiliem o alcance do público ideal. 

Mídias de performance: Mais conhecidas como Ads, são campanhas em formato de publicação que tem seu alcance impulsionado por meio de pagamento. Os ads são ferramentas muito úteis para impulsionar uma campanha e alcançar as pessoas certas, uma vez que permitem a segmentação do público que vai receber a publicação.

O valor dos ads pode ser calculado de acordo com uma quantia pré-definida, ou seja, a partir do momento que o valor que você paga para um ad for atingido, ele para de ser veiculado. Isso permite definir e planejar financeiramente quanto será investido em cada mídia e em cada publicação. Ao segmentar o anúncio, isso é, definir o público a ser atingido e tempo a ser veiculado, a própria plataforma de cada rede social faz uma estimativa de quantidade de pessoas que serão atingidas. 

Planeje a quantidade de ads de acordo com o tempo da campanha. Ou seja, se sua campanha vai durar 3 meses, quantos ads terão ao longo desse tempo? Um por mês? Um a cada quinze dias? Quanto haverá de investimento em cada um deles? 

Para conhecer mais estratégias de marketing para a sua campanha de Captação de Matrículas, baixe o Livro Digital Manual de Captação de Novas Matrículas. << Adicionar o link do ebook

Email Marketing: Para quem tem uma base de contatos por email, uma outra opção eficaz é usar emails marketing para divulgar a campanha de matrículas. Portanto, escreva e estruture emails para transmitir as informações sobre a abertura e o andamento das matrículas. Caso haja alguma ação promocional, como bolsas ou desconto em matrícula, é válido elaborar emails com um discurso de escassez, que aumenta o senso de urgência do destinatário. 

É importante que os emails tenham uma periodicidade de envio e um assunto instigante para que desperte o interesse e leve à abertura pelos destinatários. Os emails não devem ser tão longos, mas sucintos e direto ao ponto, de modo que o destinatário entre em contato caso haja interesse em obter mais informações . Esse fator também garante maiores chances de leitura do conteúdo.

3- Analise os resultados das estratégias de marketing utilizadas da campanha de captação de matrículas

Para garantir que as estratégias que você definiu e os investimentos realizados estão dando certo, é muito importante manter uma rotina de análise de resultados. Todas as estratégias de marketing aqui sugeridas apresentam dados que tornam possível mensurar o sucesso (ou não) de um ads ou email. 

Para ads, é possível avaliar quantas pessoas foram atingidas pela publicação e quantas se inscreveram de fato num link que tenha sido fornecido no anúncio. 

Já os emails apresentam dados como taxa de recebimento, taxa de abertura e taxa de cliques, normalmente em porcentagem. 

Analisar os resultados de um canal usado para a campanha é importante para repensar o conteúdo, o visual ou a própria estratégia, a fim de conseguir refinar a campanha e garantir os contatos necessários para alcançar a meta de matrículas. Ao menos uma vez na semana, separe um tempo para analisar os resultados de cada um dos canais usados para divulgar a campanha. Quanto antes for possível redirecionar a campanha, mais cedo o público ideal será atingido. 

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